sábado, 21 de novembro de 2009

Crime em Barqueiros, por José Santos Alves‏

"O povo quer falar, o presidente da Assembleia acha que não, que é preciso respeitar a lei! E o presidente da autarquia, que até era dos poucos que ainda se aproveitava, entende agora que a conquista da maioria absoluta dá para tudo"
Desde que a Junta de Barqueiros decidiu vender, por cinco reis de mel coado, o centro cívico da freguesia a uma empresa privada que tem um passado pouco recomendável no que respeita à falta de consciência ambiental, já ouvi muitas opiniões e disparates para justificar a negociata. Mas, pelo menos até agora, ainda ninguém me conseguiu convencer de que por detrás da decisão há razões que a razão desconhece. O defeito pode ser meu, reconheço-o. Se calhar é da idade ou do meu reconhecido mau feitio. Afinal, quanto mais tempo cá ando mais vou desconfiando. Não do povo, porque esse, por regra, deixa-se embalar pelas falinhas mansas dos vendedores de promessas e embarca na conversa dos senhores do poder. Antes daqueles que, há cerca de vinte anos atrás, histericamente se pavoneavam à frente das manifestações contra as explorações de caulinos e agora se transformaram em defensores oficiosos do crime e espiões fotográficos ao serviço de forças ocultas. Tudo isto, porém, é feito dentro da maior legalidade e cumprindo com as mais elevadas regras da nossa peculiar democracia: a oposição questiona, o poder não responde! O povo quer falar, o presidente da Assembleia acha que não, que é preciso respeitar a lei! E o presidente da autarquia, que até era dos poucos que ainda se aproveitava, entende agora que a conquista da maioria absoluta dá para tudo – até para prejudicar a população que deveria defender. Os menos atentos poderão pensar que estou a falar de Fernando Reis – homem que nos tinha habituado a estas atitudes e respostas. Mas não. Estes são dos novos. Dos que chegaram agora ao poder e em tão pouco tempo já adquiriram os mesmos tiques.
Aprenderam depressa!
O mais grave, no entanto, é que dois dos principais protagonistas desta estranha forma de democracia já se acantonaram na Câmara. Um na área do ambiente – vejam lá a ironia! – o outro como adjunto do presidente.
Miguel Gomes – admito-o – não terá condições para evitar a força do aparelho partidário e terá que gramá-los, mas pode fazer mais do que se limitar a dizer que vai cumprir a lei. A um pode-lhe dar o lugar do senhor Luís (com direito a farda se necessário for) e ao outro – se ele gosta de ambiente – pode-o pôr a tomar conta do Jardim das Barrocas.
Razão teve o presidente da Junta de Vila Seca quando se candidatou como independente. Eu, no lugar dele, até tinha feito pior.

Artigo publicado em Barcelos Popular 19/11/2009

14 comentários:

  1. Ora seja muito benvindo.
    Embora desconheça quem seja a ilustre pessoa que administra este blog, cumpre-me seguir as regras da boa educação e cumprimentá-lo.
    Em relação ao artigo publicado, apenas me apetece dizer uma coisa: É TUDO UM BANDO DE GAMELEIROS! E de certeza que para a mibal entrar no centro de Barqueiros, não foi só a Junta de freguesia a encher os bolsos. Quer-me parecer, mas isto são só suspeitas, que mais alguém ficou com os bolsos recheados. E agora, tal como pilatos, lavam as mãos e vão para "lambe-cús" do presidente da camara de barcelos, o tal que nem o ensino secundário acabou. Talvez seja por isso que meteu lá um advogado de cristelo que precisou de fazr várias vezes o exame à ordem para poder ter carteira profissional. Esse mesmo arrogante que quando a mostarda lhe começa a chegar ao nariz, foge, tal como o açougueiro. Só que o açougueiro agora não tem apartamento no algarve para se poder esconder. E na povoa toda a gente sabe onde ele mora. Vai ser dificil agora. O lambe cus numero 1, mais conhecido por pai adoptivo dos ciganos, mora em vila do conde e tem o sogro a mante-lo. Mas agora não precisa. O lima patrocina.
    E assim vai Barqueiros, ilustre. Vendido aos pedaços por quem não quer saber disto para nada. Por quem só usou Barqueiros para promoção pessoal.
    Por isso é que comecei este comentário com um nome bonito a esses senhores.Porque se quisesse ser mal educado,tinha escrito outras coisas ...

    Gostei que tivesse reaberto o blog à discussão pública. Contudo, alerto-o que os gameleiros agora não vem comentar. Já não precisam de visibilidade.

    atentamente

    Como não podia deixar de ser

    Anónimo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a todos os que votaram PS nas ultimas eleições!
    É a única frase que me ocorre quando passo em frente á quinta. Espero sinceramente que tenham consciência que são tão responsáveis pelos possíveis danos causados pela exploração como a actual Junta. Ontem ocorreu o primeiro acidente. Um despiste seguido de embate no muro, felizmente sem danos físicos para o condutor, mas elevados danos materiais.
    FOI SÓ O PRIMEIRO DIA DE EXPLORAÇÃO
    esperam-nos 15 longos Anos do mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Voltei...

    Ainda bem que reabriram este blog. Eu pensava que o poleiro a que se referiam era o da junta mas afinal os da junta queriam era poleiro para a camara. Os supra referidos "lambe-cús" do presidente da camara (para quem não sabe: Dr. César Pires "CUCO", Dr. António Cardoso "TONE da ESPRANÇA", Dra. Célia Alves "Filha da peixeira Pinheira" tudo gente do bom e do melhor, senão vejamos. O Sr, Dr Cuco, deixou o seu labore de Advocate pra ir ganhar uns miseros 3000 (tres mil!) euros por mes. E quem o pôs lá? - Os pobres dos socialistas. O Cardoso, vai pra Braço Direito (ou será ouvido direito???) do Presidente da Camara, provalvemente, também ganhar uns míseros 2000 (dois mil!) euros. Bem e quem falta? A pois, falta uma pessoa que o povo de barqueiros também lá colocou que nunca fez ponta de pêva pra terrinha, Dra. Célia, que tambem vai para acessora do afamado gameleiro "ouvido direito do Costa Gomes".
    Para uma freguesia que bradava aos sete ventos que estava farta de ser governada por DOUTORES, não acham que se enterraram ainda mais??? é que estes pseudo-doutores SÃO SÓ GAMELEIROS, porque logo depois das eleições as primeiras grandes obras deles foram arranjar o "pu"leiro na camara e dar inicio áquilo que será a grande catastrofe da Barqueiros - o inicio da exploraçao de caulino no centro da freguesia. Foi pra isto que o povo votou?
    Daqui a 4 anos, o Monteiro vai concorrer para o lugar do Agostinho....e.... ganhará!
    Fica aqui uma pedido ao movimento civico.
    Ou avançam com uma luta feroz, ou vão mas é para casa sentar à lareira e esperar para rir dos acontecimentos que se avizinham.
    Tiros já se ouvem durante a noite, Acidentes também já houve o primeiro, e a seguir?
    Estou aqui para ver... e para aplaudir a desgraça que vai debater sobre a cabeça daqueles que votaram no santo agostinho.

    Voltarei...

    Se for preciso, com Voltaren...

    ResponderExcluir
  4. Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta
    Caulinada oculta

    ResponderExcluir
  5. A quem tem enviado comentários bastante insultuosos e até ameaçadores fica o aviso de que senão os reformularem não serão publicados.
    Vamos discutir Barqueiros com pés e cabeça.

    ResponderExcluir
  6. Que perfeito coração( ex caminho das Indias)10 de dezembro de 2009 às 17:22

    É pá não é que mandaram umas mensagens " ameaçadoras" para algumas pessoas da freguesia ,entre os quais o Sr. Assessor de Vereador Tone Cardoso( mais conhecido em Barcelos por Sr. Luís)!! Também enviaram para um primo do tio do cunhado da irmã que casou com o neto do enteado de uma vizinha, e chegou as minhas mãos, e dizia: "Este Sábado, aparece no salão paroquial 21horas, para tirares dúvidas sobre aquilo que andas a falar sem saber o que dizes." (??!!??) Que é isto? Então é este o texto ameaçador que tanto falam por aí, com direito a queixas na PJ e tudo! Vão mas é dar banho ó DOG. Isto é a velha táctica do tiro no pé tão apregoada no tempo da "guerra-fria". Sr. Luís Sr. Luís, não ofenda os seus amigos porque só o Sr. é que tem o numero de alguns dos que receberam a mensagem. Não culpe os outros pelos seus actos cámicase, só para ter uma desculpa para ter aparecido no Salão. Seja homem e assuma, ou tinha medo de aparecer por lá sozinho? Fraco é o Autarca que tem medo de dar a cara na sua terra de onde nunca saiu... Vá mas é dar banho aos patos na Cerca Sr. Luis!

    ResponderExcluir
  7. Que perfeito coração( ex caminho das Indias)29 de dezembro de 2009 às 10:12

    Olá peapol! Então o Natal fez-vos bem? Ao que parece serviu para abrandar o espirito destrutivo do pessoal "contra os caulinos". Os tiros acabaram, a queima de peneus também, já não há vasos para partir...
    É o espirito da Popota que anda no ar.
    Ainda vamos ver um destes dias uma entrega de cabaz de Natal aos funcionários da empresa promovido pelos "contra a exploração das quintas de Prestar"!
    Vão mas é dar banho ao DOG nas barreiras!
    Razão tem a Junta em afirmar que não há contestação. Nem uns panihos pretos...!! Barqueiros já não é o que era, somos todos uma cambada de Srs Luis( rapazes de recados), só nos falta ser acessores daquele que não pode assinar cheques!

    Barqueiros é o que está a dar
    Com os caulinos nas quintas Prestar;
    é uma terra muito certinha
    mas não tem vasos na capelinha;
    vou contar a amigos meus
    que por cá já não se queimam peneus;
    Quando questionado mais vale responder como esse
    comunista por convicção, socialista por interesse!
    Bom Ano para todos deste vosso amigo das novelas

    ResponderExcluir
  8. abandonaram o debate... assim o tone da esperança descança...e os demais tambem...
    braços

    ResponderExcluir
  9. Olá gente.
    Isto de escrever neste blogue já deu o que tinha a dar. As visitas são poucas claro está porque os comentários também não aparecem, até mesmo os temas deveriam ser actualizados frequentemente.
    Ontem foi organizada pelo Movimento Cívico de Barqueiros uma marcha lenta desde Barqueiros até Barcelos, nomeadamente até á Câmara Municipal de Barcelos.
    Escusado será dizer que o “nosso” executivo municipal não se importou minimamente com tal manifestação, com excepção do assessor do Presidente, Sr. Luís, que não podia deixar de aparecer. Essa aparição agitou as hostes, que prontamente o saudaram com palavras de incentivo e elogios á sua pessoa, sempre tão presente em todos os grandes momentos no que diz respeito a Barqueiros e ás suas gentes. Escusado será dizer que todos os presentes queriam acarinhar o Sr. Luís, houve quem o quisesse presentear com um ramo de flores e uma caixa de bombinhas de Carnaval para ele partilhar com o Sr. Presidente da Câmara, mas por motivos de agenda, não lhe foi possível demorar-se. Segundo fonte do seu gabinete “ o Sr. Luís estava já bastante atrasado para um torneio de Bingo no Lar de idosos de Panque, onde iria fazer dupla com o Sr. Presidente de todos os Barcelenses (menos os de Barqueiros)”. Foi pena, porque depois de estar lá, podia ter recebido ele os documentos do MCB, em vez do segurança da CMB.
    Em declarações prestadas depois do Torneio de Bingo, que ganharam com umas manobras pouco claras ( a luz apagou e quando voltou a haver luz a dupla gritou Bingo ainda ninguém tinha feito Linha), quem acompanhava o Sr. Luís na sua passagem em frente a CMB ,alegou que tinham uma aflição imensa para ir ao WC.
    Posto isto, todos ficaram a ganhar.

    ResponderExcluir
  10. O Sr.Luis anda-se a rir muito com dentes que nem dele são...qualquer dia vai ter de os devolver, ou então alguem se encarrega de os tirar a força!!

    ResponderExcluir
  11. O Sr. Luís, anda com a boca tapada. Há!!! Há!!! Há!!!

    ResponderExcluir
  12. O Sr. Luis é o Tone da Esperança!!! Dahhhhhhhh
    Nem te dás ao trabalho de ler o texto que comentas, tá lá tudo !!!!

    ResponderExcluir
  13. kkkkkk. leio sim...tudo e sempre retorno, apesar de vc ficar dias sem postar..
    mas SR. luiz, não o reconheci na pele do tone da esperança...( tambem devo lhe dizer, não moro nas redondezas ha anos...Não conheço todos os Sr. luiz!
    mas logo o tone... me parecia um moço tão risonho e agradável, agora já virou luiz...
    Que pé anda " exploração dos caulinos" ???
    estão a comer pó, ou a situação esta em panos quentes???
    abraços...

    anonimo...as vezes desatento...

    ResponderExcluir